McQueen e Cruz Ramirez, uma das melhores personagens do filme |
Uma pedra na "pista" da Pixar
Carros sempre foi um dos filmes mais questionados da Pixar. Desde o primeiro longa da franquia, em 2006, Relâmpago McQueen e sua turma são lembrados como um das animações mais fracas do estúdio, que apesar de estar acima do padrão de sua concorrência, vem mostrando pequenas fragilidade nos últimos anos. E justamente o MAIOR erro do estúdio, até agora, foi o segundo filme da franquia Carros, que não só conseguiu ser pior que o primeiro, que passa longe de ser ruim, como alcançar o patamar de ser um dos filmes de animação mais fracos daquele ano (2012).
Mais personagens para encher as prateleiras das lojas |
Filme para vender carrinhos?
Carros 2 foi uma bomba, que arranhou feio a reputação da qualidade Pixar, deixando uma cicatriz que fez os fãs olharem com desdém para os anúncios de futuras continuações da empresa. Ganhando o título de "Filme-Caça-Níquel", feito só para encher os bolso do seu estúdio mãe: A Disney.
Culpa do Mickey?
Uma curiosidade em questão é, que a casa do Mickey comprou o estúdio da lanterna, justamente, quando eles estavam prestes a lançarem o primeiro filme do McQueen. Daí pra frente, muito da culpa da Pixar em lançar continuações, algo que o estúdio evitava à anos atrás, é atribuída a Disney, que é acusada de querer lucrar mais com os queridos personagens da empresa.
Porém, a Pixar já tinha provado que sabia fazer boas franquias, como foi o caso de Toy Story, que encerrou uma trilogia, em 2010, com um dos melhores filmes já feito por eles. Mais tarde, tivemos um regular "Universidade Monstros"(2013), que era uma pré-quência do elogiadíssimo "Monstros S.A". Nos dois casos tivemos bons filmes, e nada que se comparasse a o péssimo Carros 2: Que por sinal, não introduziu nada de relevante a os personagens apresentados, tanto que a história é TOTALMENTE ignorada no terceiro filme.
O terceiro filme do "Marquinhos"
Sabendo que a Pixar sabe fazer boas continuações, Carros 2 foi uma prova de que eles tão sabem errar. Mas, a chance de se redimir estava batendo na porta... E, dessa vez, eles acertaram os ponteiros do relógio: Carros 3 é o pedido de desculpa da Pixar, por todos os erros que teve com a franquia.
Mesmo que o motivo para uma terceira aventura de McQueen esteja no lucro gerado pelos os carros de todas as cores e tamanhos, que vemos nas prateleiras do mundo inteiro. Uma continuação de Carros, também seria um jeito deles se redimirem perante a crítica e o público. "Relampago Marquinhos", como ficou conhecido na internet "BR", ganhou um filme à altura do primeiro, não tendo nada de genial mas, com o coração que os filmes infantis tem que ter.
Relâmpago e Jack Storm, o seu rival da nova geração de pilotos |
Ao mostrar a evolução de seu protagonista, que estar muito mais maduro, a Pixar soube contornar a história do carro mais famoso do mundo, citando personagens do seu passado e introduzindo uma representante do público feminino, com mais força que nos dois primeiros filmes. E assim, soube dialogar com a diversidade e lidar com assuntos mais maduros, o que é ótimo para o público adulto que leva os filhos.
A redenção
Com um roteiro menos frenético, e tentando adicionar valores básicos: Carros 3 faz bonito, e coloca a Pixar onde nunca deveria ter saído. Abaixo destaco outros pontos forte de terceiro filme:
- Os personagens mais bobões, como o Mate, foram deixando um pouco de lado.
- O filme acerta em abordar mudanças e envelhecimento.
- Cruz Ramirez, a personagem feminina e latina, é uma grata surpresa na franquia.
- O confronto de gerações é bem abordado.
- O longa consegue dialogar com crianças e adultos.
- É visualmente, muito bonito e rico em detalhes.
- Ponto para dublagem brasileira, que conseguiu inserir o narrador Silvio Luiz e Rubens Barrichello, além de outros famosos, sem ficar forçado de mais.
- O final é corajoso e bonito.
Carros 3 não é tão marcante quanto um "Divertidamente" mas, estar longe de ser um filme ruim, como foi o segundo. Se você é fã de animação ou tem criança para levar ao cinema, o ingresso vale a pena. ;)
Comentários
Postar um comentário